Cellbroadcast, também é uma tecnologia brasileira
Vamos responder a essa pergunta a seguir!
Tsunamis, terremotos, chuvas intensas, seja qual for o desastre natural, diversos países têm usado o Cell Broadcast como uma ferramenta valiosa para notificar a população sobre esses riscos.
O sistema de alerta, que vem passando por testes em solo brasileiro, ganhou maior destaque após a terrível tragédia que ocorreu no Rio Grande do Sul no primeiro semestre de 2024.
Diante disso, a Anatel entendeu a emergência em avisar aos moradores de regiões afetadas por desastres naturais e, após a gravidade que deixou os habitantes gaúchos desabrigados, lançou uma ferramenta que funciona como um Sistema de Alerta de Desastres, capaz de enviar mensagens de alerta para todos os celulares que estiverem numa área sob risco de evento extremo (como chuvas fortes), de acordo com a proposta do governo.
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) desenvolveu um novo sistema de alertas de desastres, baseado no envio de mensagens por celulares em áreas de risco. A primeira versão da ferramenta chegou às regiões Sul e Sudeste ainda em 2024.
O novo sistema, chamado de Cell Broadcast, permite que a Defesa Civil envie mensagens de alerta para todos os celulares que estiverem em uma área sob risco de evento extremo, como chuvas fortes. As mensagens serão exibidas na tela do celular, mesmo que o usuário esteja na rede 4G ou 5G, e exigirão um comando conforme cada cenário.
A Anatel afirmou que há planos de implementação dessa tecnologia desde 2022. Inicialmente, foi adotada em fase de testes no início do segundo semestre em dez cidades, como:
Ainda não há previsão de lançamento em todo o Brasil.
Embora o Brasil esteja adotando a ferramenta de alerta de riscos naturais, existem outros países que já utilizam o Cell Broadcast há muito tempo e com intensa efetividade.
Apesar do Brasil não ser um país que presencia eventos naturais com tanta frequência, os últimos anos têm nos alertado sobre como as ações humanas podem gerar grande impacto no desenvolvimento desses riscos. Isso levou o governo a ficar em alerta para tomar providências e manter a população em segurança.
Por outro lado, países mais afetados por desastres naturais utilizam o Cell Broadcast como uma fonte essencial de notificação à população.
Confira, a seguir, a lista completa de países que utilizam o sistema:
Para receber mais informações como essa ou similares, não deixe de acompanhar o nosso blog e ficar por dentro dos assuntos mais comentados da tecnologia!